terça-feira, 31 de agosto de 2010

Hoje é dia de beleza - Esfoliação ritual imprescíndivel


No dia dedicado exclusivamente à beleza, apetece-me falar um pouco de esfoliação, um gesto tão importante e essencial para mantermos a nossa pele bonita.

A esfoliação faz parte de um processo natural do nosso corpo. Ocorre quando uma nova camada de células se forma por baixo da epiderme, empurrando as células antigas para a superfície, que são posteriormente eliminadas.

No entanto, o nosso corpo tem um certo “timming” para que isto aconteça, a esfoliação feita por nós vai acelerar esse processo, removendo as células antigas e dando lugar às novas que entretanto se formaram. O resultado é uma pele mais fina sem excesso de oleosidade e resíduos, ou seja uma pele mais saudável e macia e com menos marcas.

A esfoliação é igualmente importante para preparar a pele para receber as loções hidratantes, refirmantes, etc., melhorando muito a sua absorção e, consequentemente, os seus resultados.

Pode sempre optar por comprar um esfoliante ou fazer um esfoliante caseiro, veja quais os ingredientes que pode utilizar para fazer um esfoliante em casa, é superfácil:

- Sal e óleos essenciais: pode juntar sal marinho ou mineral e um óleo essencial à escolha que se vende nas ervanárias por exemplo, ou a mel, fica à sua escolha.
- Açúcar: em substituição do sal, pode utilizar o açúcar devido ao seu aspecto granulado e ao facto de combinar bem com cremes e óleos essenciais.
- Plantas: pode utilizar ainda gengibre, alecrim que se adaptam a vários tipos de pele e têm múltiplos objectivos (relaxar, revitalizar…).

Como fazer a esfoliação
Em casa, deve usar o esfoliante no banho, que é o melhor momento para relaxar. A água morna e o vapor dilatam os poros da pele, facilitando a remoção das suas impurezas.
No rosto: limpe bem o rosto com um desmaquilhante ou sabonete próprio para o seu tipo de pele. Aplique o esfoliante com movimentos circulares, com pouca pressão. Massaje durante uns minutos e depois passe por água. Aplique um creme hidratante e não se esqueça do protector solar, seja Verão ou Inverno.
No corpo: faz-se o mesmo procedimento. Massaje com mais vigor as áreas mais ásperas. Passe por água e aplique um hidratante próprio.

Importante: A esfoliação deve ser feita antes das depilações e das limpezas de pele. Deve ser igualmente feita à noite, pois durante o sono acontece a renovação celular. Deve ser feita de 20 em 20 dias ou de 15 em 15 dias, dependendo do tipo de pele.

Fotografia: Garnier

Sem comentários:

Enviar um comentário

Hello, deixem a vossa opinião. Obrigada.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails